domingo, 5 de fevereiro de 2012

Exercícios sobre o método científico.

Para você praticarem sobre o método científico seguem duas questões para discussão:


teste:
1 -   Assinale a alternativa incorreta.
a) O método científico é variável, podendo ser adaptado à pergunta que se deseja fazer.
b) O conhecimento científico é temporário, isto é, ele pode ser alterado de acordo com novas descobertas.
c) Todo conhecimento foi obtido através de uma mesma estrutura do método científico.
d) A observação de fenômenos fornece dados tanto para levantar questionamentos como para respondê-los.
e) A experimentação de uma hipótese deve ser desenhada de acordo com essa hipótese. Em alguns casos, a experimentação envolve etapas fora do laboratório.


Para discutir:
2) Na medicina popular, é muito comum a utilização de chás de plantas para a cura de doenças. Pensando nisso, um químico fez um projeto científico para mostrar o e eito de um chá na cura de determinada doença. Após realizar todos os testes propostos, ele percebeu que o chá não tem nenhuma relação com a cura da doença. Esse resultado mostra que o método científico falhou? Justifique.


Gostaria de ver as respostas de vocês. Vamos interagir?

8 comentários:

  1. Gente! Tenta responder! Eu ajudo por aqui.

    ResponderExcluir
  2. 1- C



    2- Nao falhou. A o chá de determinada planta nao pôde se utilizada para a cura de determinada doença o que faz com que gere novas hipoteses para a utilizaçao dessa planta sendo afins medicinais ou nao, e recomeçando o processo do metodo cientifico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - C
      2 - Um método científico nunca falha, pois gera novas perguntas formulando novos métodos. E a planta pode ser utilizada em outros fins medicinais ou outras funções surgindo novos métodos e pesquisas.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gente!!! Que felicidade a minha! Parabéns aos que responderam corretamente e parabéns-plus para os que tiveram a coragem, a bravura, o desembaraço, a ousadia e a valentia de compartilhar com todos suas ideias e pensamentos.

    O fato de essas pessoas colocarem as respostas não indica que tais estejam corretas. Alias, a proposta do blog é que justamente possamos discutir como elaborar uma resposta adequada.

    Os dois anônimos acertaram suas respostas.
    O teste é alternativa c. Alguém quer mais detalhes do por quê? Vai ter que falar! Mas pode ser anônimo :P
    A resposta do primeiro anônimo me surpreendeu. Além de ser uma resposta escrita de maneira clara e objetiva, está muito correta.
    A resposta do segundo anônimo também está correta na parte final, mas olha só, é um pouco “pesado” dizer que o método científico nunca falha (caso o cientista não faça hipóteses ou experimentos ele pode falhar, por não ter sido corretamente realizado). O correto seria dizer que o método não falhou porque uma descoberta ocorreu: o chá não é medicinal, e esse fato faz parte na construção do conhecimento.

    Vou colocar novas perguntas sobre o método científico, antes de colocar informações sobre densidade. Vamos ver se vocês ficam menos tímidos com a possibilidade de respostas anônimas.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai

    ResponderExcluir